Com todos esses incêndios que estão ocorrendo no país, a qualidade do ar se torna um problema. Mas é possível usar o ar-condicionado para filtrar as impurezas e ter um ar mais puro dentro do carro?
Sim! O ar-condicionado filtrar e melhorar a qualidade do ar que você respira dentro da cabine. Porém, para isso, é necessário que a manutenção do filtro esteja em dia, já que ele retém a poeira, a fuligem e eliminar qualquer tipo de impureza do ar.
Normalmente a troca do filtro de ar-condicionado varia entre seis meses e um ano, conforme cada fabricante. Então, siga o período correto de manutenção, para garantir a qualidade do ar. Atualmente, alguns filtros também são compostos por carvão ativado, que além de filtrar as partículas de forma mais eficiente, também filtra parcialmente os maus odores.
Caso o filtro de ar-condicionado esteja fora da validade, o ambiente dentro da cabine pode ser pior do que o ambiente externo. A peça vai segurando as partículas com uma espécie de peneiras e quanto mais usamos, mais resíduos são acumulados. E com o tempo, essas impurezas vencem essa proteção e entram na cabine.
Veja no manual do seu carro o tempo de validade do filtro e caso esteja vencido, troque imediatamente para garantir a saúde dos que estão a bordo. Um filtro de ar-condicionado automotivo novo custa, em média, de R$ 60.
Com informações de André Schaun, do Autoesporte.