Quem dirige já vivenciou a experiência de estar no carro e os vidros embaçarem. Passar a mão, a flanela, usar o anti-embaçante são algumas soluções paliativas, porém, a melhor solução é eliminar o vapor de água.

O vidro do carro embaça por conta do vapor de água que está dentro de veículo, que pode vir da respiração, da transpiração ou até mesmo da roupa molhada por conta da chuva. Esse vapor vai encontrar o vidro do carro e condensar.

Para resolver o problema de forma eficiente, deve-se ligar o ar-condicionado, colocar na temperatura mais fria e na maior velocidade possível, direcionando o jato para o para-brisa. O ar-condicionado vai retirar a umidade do ar.

Caso o carro não tenha ar-condicionado ou se o dia estiver muito frio, utilize o sistema de ar quente para desembaçar. Porém, a umidade continuará no ambiente e pode permitir que os vidros embacem novamente.

Abrir uma fresta nas janelas também ajuda a retirar a umidade de dentro do carro.

Passo a passo para desembarcar o vidro do carro rápido:

– Ligue o ar quente do carro direcionado ao para-brisa até o vidro embaçado começar a secar, para que as partículas condensadas evaporem.

– Depois, ligue o ar-condicionado. Assim o sistema vai fazer a água condensar e levá-la para fora por meio de um dreno.

– Em seguida, ative a recirculação de ar, pois o ar de fora estará mais seco.

– Combine isso com a abertura de uma fresta nos vidros, que acabará ajudando a remover o ar úmido de dentro do carro.

Com informações de Henrique Rodriguez, da Quatro Rodas.