Os pneus run flat possuem vantagens e desvantagens e nós vamos listar algumas delas:

1- Preço: essa é a primeira questão! Por conta de sua estrutura reforçada, eles são bem mais caros que os convencionais. Em alguns casos, custam o dobro. Então, se quiser economizar, é melhor investir em um conjunto de pneus convencionais de boa qualidade. Porém, terá que ter no carro um estepe, macaco e algumas ferramentas.

2- Conforto: como as laterais dos pneus run flat são mais espessas, eles são mais rígidos e pesados do que os convencionais, o que acaba os deixando mais barulhentos e a condução mais dura, que afetam o comportamento do carro. Se você mudar para pneus regulares, sentirá mais conforto e uma melhor aderência à estrada, principalmente nas curvas em alta velocidade.

3- Praticidade limitada: ter pneus run flat instalados no seu carro não significa que você pode rodar sem se preocupar com furos, já que as fabricantes recomendam que você não dirija mais de 80 km para não correr o risco de falhas. E como as paredes laterais do pneu não terão a mesma rigidez que tinham antes do furo, é recomendado substituir o pneu furado por um novo.

4- Maior risco de danificar as rodas: a rigidez de um pneu run flat oferece maior risco de ter as rodas danificadas com mais rapidez do que os pneus normais. Como as paredes laterais são muito mais rígidas e o peso total do pneu é maior, a pressão sobre as rodas aumenta, principalmente ao bater em um buraco ou no meio-fio.
Com informações de Carlos Guimarães, do Autoo e imagem de divulgação.