Nesse período de distanciamento social as pessoas estão rodando somente o necessário e os carros estão passando mais tempo parados. Porém, é preciso ter um cuidado especial para que os pneus não fiquem “quadrados”.

A banda de rodagem pode ficar achatada na parte de contato com o solo, já que a borracha é flexível e acaba cedendo, principalmente se a calibragem não estiver adequada.

Outra questão importante é o piso. Como o pneu é um produto vulcanizado, ele é sensível a temperatura e se o chão for mais gelado, o pneu acaba enrijecendo a parte de contato, o que influencia ainda mais no achatamento da banda de rodagem.

Para evitar esse problema, basta movimentar um pouco o carro e fazer um rodízio do local onde o pneu toca o chão. Para ter certeza que você realmente mudou a posição, use o bico de calibrar como referência. Ou então, se puder, mude o carro de posição dentro da garagem, se ele estiver de frente, coloque de ré.

Ao sair com o carro estando com o pneu achatado, você vai sentir um pouco de vibração no volante, mas logo que o pneu esquentar essa sensação irá desaparecer.

Além de cuidar do seu carro, essa ação ainda te ajuda a passar o tempo!

Com informações do Auto Esporte / G1.